Em reunião plenária, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais (CRM-MG) recebeu, no dia 23 de junho, a diretoria do CFM para discussão dos temas ensino médico, Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme), Revalida e a modernização do sistema conselhal, entre outros.

Para o CRM-MG é importante a manutenção da hierarquia do CFM no sistema conselhal, bem como da autonomia dos Conselhos Regionais para atuação nos respectivos estados. O CRM também entende que o Conselho Federal vem claramente representando os interesses dos médicos e da população brasileira.

Confira abaixo os posicionamentos apresentados pelo CFM:

• Ensino Médico: As escolas médicas que ainda estão sendo abertas foram autorizadas antes da moratória de cinco anos decretada no governo Temer.  Para assegurar o exercício qualificado da profissão, defende a prova de proficiência de estudantes de medicina no terceiro e no último ano do curso, e a discussão de critérios também para o fechamento das escolas que não atenderem os requisitos necessários à boa formação médica.
  • Saeme: O CFM pretende continuar a implementação do projeto de acreditação transparente e independente das escolas médicas. O objetivo é manter a medicina brasileira no mesmo patamar de referência internacional.
  • Revalida: O Conselho Federal continuará a atuar junto aos Conselhos Regionais sempre que se fizer necessário para evitar o registro de médicos sem Revalida. Para o CFM o Revalida é uma prova de dificuldade média, e alunos bem formados não teriam dificuldades em aprovação no exame.
  • Modernização do sistema conselhal: O CFM vem investindo fortemente em tecnologia, de forma a modernizar sua estrutura e agilizar todos os procedimentos. Destacou que a agilidade nos processos é um compromisso do CFM com os médicos e com a sociedade.

A reunião plenária foi dirigida pela presidente do CRM-MG, Cibele Alves de Carvalho, acompanhada pelo 1º secretário, Hermann Alexandre V. von Tiesenhausen, com a participação do corpo de conselheiros.  A comissão do CFM foi composta  pelo presidente, Mauro Luiz Ribeiro; pelo 2º vice-presidente, Alexandre de Menezes Rodrigues; pelo tesoureiro, José Hiran Gallo; pela 2ª secretária, Tatiana Giustina, pela conselheira federal Maria Inês de Miranda Lima e pelo  coordenador jurídico, José Alejandro Silva.