Nota oficial aos médicos

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais (CRM-MG), preocupado com as dúvidas quanto a indicação ou não do uso preventivo ou terapêutico de medicamentos para tratamento da  COVID-19,  esclarece que, atualmente, não há evidências científicas  para indicação dos fármacos –  hidroxicloriquina, cloroquina e ivermectina – associados ou não ao uso de corticosteroides, antibióticos (azitromicina) e vitaminas, dentre outros – na prevenção ou tratamento da COVID-19.

O CRM-MG defende a autonomia do médico, que pode prescrever ou não quaisquer desses medicamentos, devendo preconizar os demais cuidados protetivos (isolamento social, higiene rigorosa e uso de máscaras). O médico que optar por prescrever tais medicamentos deverá elaborar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), detalhado, compreendido e assinado pelo paciente. A conduta do médico deve ser anotada no prontuário, seja ela de prescrição ou não.

A prescrição ou não de tais medicamentos, neste momento de pandemia, não caracteriza infração ética por parte dos médicos.  O Conselho ressalta aqui a importância da boa relação médico-paciente.

Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais