O Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais (CRM), A Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed MG), a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e a Sociedade de Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais (Sammg) abrem as celebrações do “Setembro Amarelo’, dedicado à prevenção do suicídio, no dia 13 de setembro, segunda-feira, às 19h, com o encontro ‘Como ser um cuidador que se cuida’. Leila Ferreira, jornalista e escritora, e Roberto Pereira Miguel, teólogo e capelão no Moffitt Cancer Center (EUA), são os convidados. O encontro será coordenado pelo diretor de Comunicação da Sociedade Mineira de Cardiologia, Marconi Gomes.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), não foi a pandemia do novo coronavírus que desencadeou a piora na saúde mental e emocional dos médicos no Brasil e no mundo. Antes, muito antes, uma boa parte dos médicos e profissionais da saúde já apresentava sintomas e transtornos depressivos, ansiedade e estresse. No entanto, os que atuam na linha de frente da Covid-19 têm até 95% mais chance de desenvolver depressão, conforme algumas pesquisas.

Leila Ferreira relata sua própria experiência para mostrar o quanto é importante cada indivíduo saber lidar com a sua saúde mental, especialmente quando são médicos e demais profissionais da saúde que têm o papel de cuidar do paciente e, por vezes, não conseguem dar atenção a si mesmos. A jornalista se descreve como uma paciente em constante dança com a depressão: ora em harmonia, ora em desarmonia. Segundo ela, é preciso expor as fragilidades para se fortalecer, entretanto a classe médica, por exemplo, não se expõe porque se enfraquece diante do paciente.

Marconi Gomes explica que um paradigma que o médico precisa quebrar é o de expor os seus problemas e dilemas: “Assim seremos muito mais eficientes ao lidar com o sofrimento das pessoas, sobretudo como prestadores de serviço de promoção à saúde”. Ele ainda avalia que há uma resistência, especialmente da classe médica, para se cuidar. “De maneira geral, médicos são treinados, de forma equivocada, para ter um pouco mais de insensibilidade com o sofrimento humano, como se isto fosse nos proteger das angústias que presenciamos.”

Roberto Miguel compartilha sua vivência como médico que acompanha pacientes em estado terminal e seus familiares. Ele percebe, em ambientes como os hospitais, a grande tensão de quem está em sofrimento durante o tratamento, mas também a vulnerabilidade das equipes que prestam o atendimento. Ele considera que os profissionais precisam de um auxílio psicológico, às vezes até espiritual, para que possam dar suporte às pessoas que mais necessitam.

FORMATO HÍBRIDO

O encontro será no formato híbrido. O médico pode se inscrever para participar dos eventos presencialmente ou assistir pelo YouTube. Ainda em setembro, nos dias 20 e 27, acontecem, respectivamente, a mesa redonda ‘‘A saúde mental dos médicos e acadêmicos de medicina no Brasil’, e a peça teatral ’Francisco de Assis – Do riso ao riso’.

Todos os eventos serão híbridos (online e presencial), às 19h, com inscrições prévias nos sites da AMMG e CRM.

Confira abaixo a programação 

13 de setembro (segunda-feira)

Local: Teatro Oromar Moreira (Avenida João Pinheiro, 161, Centro)

Horário: 19h

Palestra ‘Como ser um cuidador que se cuida’

LINK PARA INSCRIÇÃO PRESENCIAL: http://sistemas.crmmg.org.br/cursos/setembro_amarelo_dialogo

LINK PARA ACESSO AO YOUTUBE: https://www.youtube.com/user/sigaammg

20 de setembro (segunda-feira)

Local: Auditório do CRM (Rua dos Timbiras, 1200, Centro)

Horário: 19h

Mesa Redonda ‘A saúde mental dos médicos e acadêmicos de medicina no Brasil’.

LINK PARA INSCRIÇÃO PRESENCIAL: http://sistemas.crmmg.org.br/cursos/setembro_amarelo_forum

LINK PARA ACESSO AO YOUTUBE: https://youtu.be/xMQ26_wQ7EI

27 de setembro (segunda-feira)

Local: Teatro Oromar Moreira (Avenida João Pinheiro, 161, Centro)

Horário: 19h

Peça Carlos Nunes ’Francisco de Assis – Do riso ao riso’

LINK PARA INSCRIÇÃO PRESENCIAL: http://sistemas.crmmg.org.br/cursos/setembro_amarelo_teatro

LINK PARA ACESSO AO YOUTUBE: https://www.youtube.com/user/sigaammg