A Semana do Médico 2020 encerrou-se com a entrega da Comenda Honra à Ética. Trata-se de láurea concedida anualmente pelo CRM-MG a dez médicos que, durante toda a vida profissional, enobreceram a medicina por meio do exercício profissional realizado com ética, dignidade e honradez. Em face da pandemia de COVID-19, a solenidade foi realizada apenas virtualmente e transmitida pelo YouTube.

A mesa do evento foi composta pela presidente do CRM-MG, conselheira Cibele Alves de Carvalho, o presidente da Associação Médica de Minas Gerais e também conselheiro do CRM-MG, Fábio Augusto de Castro Guerra, e pelo secretário-geral do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, Jordani Machado.

Durante o evento, a conselheira do CRM-MG Vera Helena Cerávolo de Oliveira enalteceu o momento turbulento vivido pelos profissionais médicos e de outras áreas da Saúde. “Nesses tempos mais que difíceis, evidenciou-se a importância da função do médico e de outros profissionais de saúde na sociedade. Por isso, este ano a entrega da Comenda Honra à Ética se torna mais significativa. Tais como os médicos que atuaram na linha de frente, os que receberam a Comenda são exemplo e souberam honrar a nossa profissão que tanto nos orgulha”, disse a delegada regional do CRM-MG em Alfenas.

Os critérios para o recebimento da Comenda são rígidos: o médico deve ser formado há pelo menos 25 anos; durante sua vida profissional deve ter zelado e trabalhado com perfeito desempenho ético e pelo prestígio e bom conceito da profissão, ter nos arquivos do Conselho Regional de Medicina um passado de ilibada conduta ética e moral e estar ocupando ou ter ocupado cargo de liderança em sua comunidade. É necessário ainda que os indicados tenham seus nomes referendados pela plenária do CRM-MG.

Receberam a Comenda 2020 os médicos Eduardo José Carneiro Soares, Geraldo José de Souza Lima, João Bosco Pereira Leite, João Gabriel Marques Fonseca, José Ivaldo Faria, Jurandir Fabel (in memorian), Margarida Constança Sofal Delgado, Roberto Paolinelli de Castro, Ronaldo Percopi de Andrade e Sérgio Kehdy.