A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM), Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed MG) e Sociedade de Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais (Sammg) realizam, durante todas as segundas-feiras de setembro, eventos com temáticas relacionadas à saúde mental do médico. O mês também é dedicado à campanha ‘Setembro Amarelo’ com ações em todo o país para a prevenção do suicídio.

Para alegrar e apontar reflexões em tempos de pandemia, o ator Carlos Nunes fecha os eventos do mês de setembro no dia 27, às 19h, no Teatro Oromar Moreira, com a peça ’Francisco de Assis – Do riso ao riso’. O espetáculo traduz a imagem não só do santo, mas, de acordo com o ator, do homem genial que foi Francisco, da sua infância até a sua morte. “Toma-se dele a humanidade com que enfrentou o seu desafio de mais amar que ser amado. O objetivo é fazer rir sem ofender”, destaca.

De acordo com Nunes, Francisco de Assis (1182-1226), que nasceu, viveu e morreu em Assis (Itália), foi o homem que mudou o pensamento da humanidade. “Ele foi o primeiro ecologista, defensor do meio-ambiente e dos animais, um homem genial.” O ator explica que a história é contada sem ferir a área do santo e abordando coisas lindas como amor, paz: “Falaremos principalmente de esperança que é o que precisamos neste período de pandemia. Tenho a certeza de que isto transformou muita gente em pessoas melhores”.

A peça é um convite para que todos se emocionem com a narrativa que é super atual, segundo Carlos Nunes. “São Francisco era chamado de o pobre de Assis. Com o seu exemplo e com o que está acontecendo hoje mundialmente, descobrimos que não é necessário muito para viver. Você pode ter dinheiro e não poder viajar ou sair de casa. Então dinheiro realmente não traz felicidade. O que nos faz felizes são as coisas boas que podemos sentir durante a vida.” Nunes considera a mensagem do espetáculo oportuna e nada melhor, conforme ele, do que aprender com um homem que procurou deixar o mundo mais fraterno.

O evento é hibrido. Inscrições para assistir a peça

presencial:  http://sistemas.crmmg.org.br/cursos/setembro_amarelo_teatro

Para assistir no Canal do YouTube da AMMG: https://www.youtube.com/watch?v=pCMGKJV8Fqk