O CRM-MG lamenta a morte do especialista em cirurgia geral e digestiva Alcino Lázaro da Silva, aos 86 anos, na quarta-feira, 30 de março.

Formador de várias gerações de cirurgiões, era reconhecido por sua competência, afabilidade, postura ética e dedicação aos pacientes. Desenvolveu técnicas cirúrgicas adotadas em todo o mundo, incluindo a de correção de hérnia incisional, e foi autor de diversos livros, dois dos quais referências para estudantes e médicos: Tratado de Hérnia e Cirurgia de Urgência.

Dr. Alcino exerceu a docência na Faculdade de Medicina da UFMG, onde recebeu o título Professor Emérito em 2006. Foi membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, do Colégio Americano de Cirurgiões e titular da Sociedade Brasileira de Oncologia. Integrou a Academia Nacional e a Academia Mineira de Medicina.

Recebeu diversas homenagens ao longo de sua carreira, entre as quais a Grande Medalha da Inconfidência, a Grande Medalha do Mérito da Saúde, a Medalha de Ordem do Mérito Legislativo e a Comenda Honra à Ética do CRM-MG

Foi conselheiro desta autarquia, dedicando-se com grande denodo à atividade.

Aos familiares a solidariedade do CRM-MG.