O Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais (CRM-MG) realizou na sexta-feira, 31 de março de 2023, o I Fórum de Medicina de Família e Comunidade. O evento ocorreu no auditório da sede do CRM-MG, e a íntegra pode ser vista no canal do CRM-MG no Youtube. O encontro foi organizado pela conselheira Fabiana Prado dos Santos Nogueira, que é coordenadora da Câmara Técnica de Família e Comunidade da autarquia.

Entre os temas debatidos durante o evento estão a visão das entidades médicas a respeito da especialidade Medicina de Família e Comunidade; atuação da Câmara Técnica de Medicina de Família e Comunidade do CRM-MG; perspectivas para a Medicina de Família e Comunidade, segundo as entidades científicas, com a participação da presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Zeliete Linhares Leite Zambom. Houve ainda a abordagem dos temas referentes à organização da Atenção Primária à Saúde (APS) no Estado de Minas Gerais, com exposição da Superintendente da APS na Secretaria de Estado de Saúde (MG), Camila Helen de Almeida Silva Oliveira e a participação especial do Diretor de Programas da Secretaria de Atenção Primária à saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, que proferiu palestra remota, sobre o Provimento Médico na Atenção Primária.

Ao final do fórum, a presidente do CRM-MG, Ivana R. de Menezes Melo, apresentou a Carta de Minas, que reuniu uma síntese dos debates cuja íntegra se encontra abaixo.

Estiveram presentes ao evento a presidente do CRM-MG, conselheira Ivana R. de Menezes Melo, o presidente da Associação Médica de Minas Gerais, Fábio Augusto de Castro Guerra, o presidente do sindicato dos Médicos de Minas Gerais, Jordani Campos Machado, dirigentes de entidades relacionadas à especialidade Medicina de Família e Comunidade 

CARTA DO CRM-MG

I Fórum de Medicina de Saúde e Comunidade do CRM-MG

Médicos e entidades médicas reunidos no I Fórum de Família e Comunidade do CRM-MG refletiram neste dia a respeito dos avanços e grandes desafios da especialidade para fazer cumprir o seu papel no processo de comunicação de cuidados às populações e melhoria na saúde no Brasil. 

 Nesse sentido, compete ao médico de Medicina de Família e Comunidade uma atenção integral e continuada aos indivíduos em todas as partes da vida, com foco na realidade do paciente. Os participantes do Fórum compreendem como desafio a necessidade de criar condições para estabelecimentos do plano de carreira de Estado que contemple a jornada do profissional e contribua para fixá-los nos estabelecimentos, de modo a proporcionar a longitudinalidade dos cuidados às pessoas.

Os atores envolvidos precisam se engajar na construção e manutenção de condições adequadas de trabalho, contemplando segurança, remuneração adequada, vínculos de trabalho sólidos que garantam proteção social, além do acesso aos recursos necessários e para o melhor cuidado, educação continuada e merecimento, além de intensificação dos cuidados em uma rede integrada. 

Para fortalecer a especialidade, as competências esperadas dos médicos de Medicina de Família e Comunidade são cruciais para atender a esses objetivos, mas, para tanto, é preciso erguer um clamor aos gestores em nome da responsabilidade de suas escolhas, alcançando  políticas indutoras para inserção dos profissionais nas equipes de forma responsável e com respeito à categoria médica, de modo a alcançar uma trajetória de sucesso, além do estímulo à participação dos profissionais nos processos de formação na graduação e na pós-graduação.

Essas questões são indispensáveis para a coordenação de cuidados exercidos pelos especialistas de Medicina de Família e Comunidade para que possam fornecer uma atenção integral com finalidade de segurança em prol do paciente e da sociedade.

BELO HORIZONTE, 31 de março de 2023.

Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais.

Para assistir o Fórum na íntegra clique aqui.