Durante o II Encontro do CRM-MG e Coordenadores de Cursos de Graduação em Medicina de Minas Gerais, realizado no dia 1º de julho, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais (CRM-MG), os coordenadores dos cursos de medicina e professores de ética de escolas médicas de todo o estado, e instituições representativas dos médicos e dos estudantes de medicina debateram a qualidade do ensino médico e a consequente assistência à população brasileira.

No evento foram abordados temas sensíveis à formação médica qualificada, como o impacto do aumento do número de escolas na docência e na qualidade do ensino, o atual ensino da ética médica e a proposta de seu ensino ao logo do curso, o ensino remoto, as diretrizes nacionais de ensino e a remuneração dos docentes,

“No CRM vemos todos os dias médicos sendo denunciados e processados pela possível falta de cuidado com o seu paciente. Daí a importância da realização de eventos como este.” Afirmou a presidente do Conselho, Ivana R. de Menezes Melo.

Para o presidente da Associação Médica de Minas Gerais e primeiro secretário do CRM-MG, Fábio Augusto de Castro Guerra, o evento foi uma oportunidade para avaliar e planejar uma proposta de estruturação e qualificação do ensino médico. “Nós temos que trabalhar a questão técnica, mas nunca podemos nos esquecer do ensino da ética”, afirmou

O primeiro vice-presidente do CRM-MG e coordenador do evento, Victor Hugo de Melo, lembrou o I Encontro realizado em 2015, que teve como foco a formação ética dos estudantes e ressaltou que, atualmente, há várias outras questões  “temos vários outros problemas como a verticalização das mantenedoras, que têm sob seu controle várias escolas”

Entre os palestrantes representantes das principais entidades médicas de Minas Gerais, da UFMG e da Unicamp, e da Abem.

Na mesa de abertura estiveram presentes a presidente do CRM-MG Ivana R. de Menezes Melo, o presidente da AMMG Fábio Augusto de Castro Guerra, o presidente do Sinmed/MG, Jordani Campos Machado e o vice-presidente da Abem, Sandro Schreiber.

Até o início do próximo ano um evento ainda maior será realizado pelo CRM-MG para ampliação deste debate, afirma o conselheiro Victor Hugo de Melo.

Assista as mesas-redondas do evento no canal do CRM-MG no YouTube. Clique aqui.

Para assistir as aulas do evento clique nos links abaixo:

Para acessar edições virtuais de bibliografia sobre o assunto acesse:

Clique aqui para ver as fotos do evento.