Nota a sociedade

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais (CRM-MG) denuncia a redução de estoques e, consequentemente, a falta de sedativos e de relaxantes musculares nos hospitais públicos e privados do Estado durante a pandemia da COVID-19, tendo em vista o alto consumo e a dificuldade de aquisição desses com os fornecedores.

A redução e, consequentemente, a falta desses medicamentos podem impedir o adequado acesso dos médicos às vias respiratórias e a manutenção da ventilação mecânica de pacientes, aumentando a mortalidade dos portadores da Covid-19 que apresentam quadro de insuficiência respiratória grave.

O CRM-MG conclama as autoridades sanitárias a tomarem as devidas providências para a reversão dessa situação, para que se possa evitar uma tragédia ainda maior do que a enfrentada por nosso País neste momento.

Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais