A ética busca compreender a vida em sociedade e refletir o compromisso com atitudes que geram o bem, muito além das preferências pessoais.

A ética médica, ou deontologia, traz para os profissionais os princípios orientadores para sua interação com os pacientes, com os outros profissionais e com as instituições onde trabalham, materializando-se na responsabilidade, no compromisso com o trabalho e com o outro, e no respeito e afetividade às pessoas.

O ensino da ética médica ainda na faculdade amplia o caminho para a formação integral dos futuros médicos, e deve ser ensinada aos acadêmicos e aos jovens profissionais por meio do exemplo, na maneira com que os professores aproximam dos pacientes, com que os abordam e os examinam.

Na atualidade, em face da crescente deterioração da relação médico-paciente, da insensibilidade aos dramas humanos e da mercantilização da Medicina, e sob pena do aumento do número de denúncias e processos contra médicos, o CRM-MG reforça a importância do ensino dos princípios éticos desde o início até o fim do curso, bem como as regras morais dos futuros profissionais.

Serviço

A live Ética na Formação Médica integra o projeto CRM-MG-On Line.

07 de junho, segunda-feira, 19h30.

Palestras:

A Importância do Ensino da Ética na Graduação Médica Cons. Tarcizo Afonso Nunes – Coordenador dos Cursos de Ética do CRM-MG

Estratégias e Experiências no Ensino da Ética nas Escolas Médicas de MG Cons. Itagiba de C. Filho – Delegado Regional do CRM-MG em Montes Claros

Acadêmico Antônio Mascarenhas Oliveira Presidente da Sociedade de Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais

Para inscrever-se para participar pelo Zoom clique aqui.

Para assitir pelo YouTube clique aqui.

Programa CRM-MG On-Line

O projeto CRM-MG On-Line é um programa de lives, que aborda temas de grande relevância para o trabalho médico, como publicidade médica, pejotização e Lei Geral de Proteção de Dados.

As lives são realizadas na primeira semana do mês e estão disponíveis no canal do CRM-MG no YouTube. Receba as notificações das próximas lives. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal.