Entidades médicas repudiam declarações do vereador Wanderson Branca de Neve, de Mantena/MG

A Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), o Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais (CRM-MG) e o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG) repudiam veementemente as declarações do vereador Wanderson Branca de Neve, da Câmara Municipal de Mantena (MG). De forma irresponsável e desprovida de lastro, esse político desrespeitou a classe médica, atribuindo a todos os seus membros comportamentos e atitudes incompatíveis com a realidade.

É de notório conhecimento que, graças à dedicação e ao compromisso expresso pelos médicos brasileiros, tem sido possível ao País enfrentar crises sanitárias, como a pandemia da covid-19, bem como atender à população em suas mais diferentes demandas. Isso se reflete na redução de indicadores, como os de mortalidade infantil e materna, no atendimento de pacientes com doenças crônicas e na prevenção de agravos de todos os tipos, entre outros pontos.

As declarações do vereador Wanderson Branca de Neve evidenciam desconexão com a realidade e têm apenas interesse em chamar a atenção da mídia, num uso político, ideológico e populista dos meios de comunicação com o intuito de favorecer interesses privados.

Ao invés de se portar dessa forma, caberia a esse político lutar pelos interesses da sociedade como um todo, cobrando dos gestores mais recursos para a saúde, melhores condições de atendimento para os usuários da rede pública e respeito integral aos direitos dos cidadãos e dos trabalhadores da saúde, dentre os quais estão os médicos e os outros membros das equipes.

Nesta oportunidade, as entidades médicas se solidarizam com a população, os médicos e os demais profissionais da saúde pela crise que afeta a área da saúde e cobra dos gestores respostas para os problemas enfrentados no acolhimento de pacientes e familiares que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS).

Belo Horizonte, 03 de dezembro de 2022.

Associação Médica de Minas Gerais

Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais