Em reunião realizada hoje, 27 de outubro, com o Governador do Estado de Minas Gerais, Dr. Romeu Zema, e com o Secretário de Estado de Saúde, Dr. Fábio Baccheretti, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais (CRM-MG) manifestou sua preocupação com a falta de qualidade na assistência psiquiátrica em Minas Gerais, e com o crescente número de médicos formados no exterior que querem atuar no Brasil sem a devida revalidação do Diploma.

Na reunião a Presidente do CRM, Dra. Cibele Alves de Carvalho, e o Primeiro Secretário da instituição, Dr. Hermann Alexandre V. von Tiesenhausen, destacaram a necessidade do aumento do número de leitos para portadores de transtornos mentais em surto, que necessitam internação, especialmente em face do fechamento do Hospital Galba Velloso. O CRM-MG defendeu ainda que a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) tenha o olhar atento aos Centros de Referência em Saúde Mental (Cersams) sob sua responsabilidade.

O Conselho também reforçou sua posição com relação à exigência de aplicação do Revalida aos médicos formados no exterior, como garantia da assistência médica qualificada à população. No entendimento do CRM, a assistência à população que vive nos rincões do País ou do nosso Estado não será resolvida com a vinda de médicos formados no exterior, mas com a oferta de estrutura e de qualidade assistencial para que o médico – devidamente registrado no CRM – sinta-se seguro para atuar. Para o Conselho a carreira de médico do Estado é uma das soluções plausíveis para a fixação de médicos nas regiões mais afastadas e carentes de assistência.

As reivindicações do CRM-MG foram bem recebidas pelo Governador e pelo Secretário de Saúde, que se comprometeram a estudar as questões para resolução das demandas, inclusive com fluxo para atendimento dos pacientes com transtorno mental .

Belo Horizonte, 27 de outubro de 2021.