O Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais (CRM-MG) vem a público repudiar veementemente a agressão de vereador contra médica em Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na cidade de Passos/MG. O vereador alega ter recebido queixa de demora no atendimento e, segundo ele, foi à Unidade para fiscalizar o local.

É inadmissível que um vereador, eleito para representar os interesses da população perante o poder público, agrida uma mulher, uma profissional no exercício de sua função enquanto funcionária pública.

O CRM-MG vem a público cobrar das autoridades a tomada de providências urgentes para reforçar a segurança e a melhoria de condições de trabalho nas unidades de saúde do Estado. Médicos e os outros profissionais de saúde, pacientes e familiares não podem ficar vulneráveis a serem testemunhas e vítimas de agressões físicas e psicológicas que carecem de qualquer justificativa.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e o CRM-MG orientam aos médicos que, em caso de violência, registrem Boletim de Ocorrência e comuniquem o fato imediatamente ao Conselho Regional de Medicina.

Belo Horizonte, 28 de dezembro de 2021

Departamento de Comunicação e Assessoria de Imprensa do CRM-MG