O Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais (CRM-MG), considerando as inúmeras manifestações de médicos sobre a vacinação contra o SARS COV-2, esclarece:

1- Os médicos que acompanham as atuações deste Conselho, seja pelo site ou pelas mídias sociais, podem comprovar a atuação do mesmo no que se refere às orientações à classe médica e ao zelo pela atuação dos profissionais no enfrentamento da pandemia, especialmente no tocante às fiscalizações das condições de trabalho e no fornecimento de EPIs, bem como o apoio à saúde mental dos médicos. Durante a pandemia o CRM-MG tem disponibilizado plantão de conselheiros para orientações e esclarecimentos.

2- O CRM-MG oficiou solicitação de esclarecimentos sobre os critérios técnicos estabelecidos para a distribuição das vacinas pelas Secretarias Estadual e Municipal de Saúde de Belo Horizonte, bem como acionou o Ministério Público Estadual para acompanhamento dos mesmos em todos os municípios do Estado de Minas Gerais.

3- A competência para a elaboração de prioridades para o recebimento de vacinas contra o SARS COV-2 é exclusiva das autoridades sanitárias. Contudo, na atual situação de escassez de vacinas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), este Conselho entende ser absolutamente necessária a proteção de todos os médicos que atuam em serviços/instituições públicas e privadas; inicialmente aos que atendem pacientes com COVID ou casos suspeitos, estendendo-se sequencialmente aos outros médicos, sem qualquer privilégio em detrimento dos demais profissionais de saúde e da população.

4- O CRM-MG conclama todos os médicos que reforcem aos pacientes a importância da vacinação, do uso de máscara facial, da higienização das mãos e do distanciamento social, como recursos disponíveis para o controle desta pandemia, que tanto sofrimento tem trazido à sociedade.

5- Por fim, O Conselho reitera que é responsabilidade e dever do Estado disponibilizar a vacina para toda a população.

Belo Horizonte, 29 de janeiro de 2021.