Minas Gerais e o Brasil enfrentam hoje o momento mais grave da pandemia de COVID-19. A vacinação, no menor espaço de tempo, é o meio mais seguro para se evitar a contaminação, mas até o momento apenas 4,5% da população brasileira recebeu pelo menos uma dose do imunizante.

Para conter a contaminação é fundamental que a população redobre a atenção na adoção dos cuidados conhecidos para contenção do vírus: distanciamento social, higienização constante das mãos, uso de máscara facial e proteção de olhos e mucosas.

O CRM-MG apela à população para que adote os cuidados recomendados para prevenção da doença e pede aos médicos que reforcem com seus pacientes a importância desses cuidados, inclusive após todos serem vacinados. A vacina diminui os riscos de contaminação e de complicações, mas somente as medidas de proteção podem minimizar o grave risco de colapso na assistência à saúde.

 Nem todos os médicos receberam a vacina; os médicos que estão na linha de frente estão exaustos e aqueles que estão prestando atendimento ambulatorial e em consultórios estão expostos diuturnamente à contaminação pelo coronavírus, levando à exigência da vacinação imediata de todos os médicos.

Belo Horizonte, 15 de março de 2021.