NOTA AOS MÉDICOS E À SOCIEDADE

CRM CONTRA FECHAMENTO DO HOSPITAL GALBA VELLOSO

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais (CRM-MG) vem a público manifestar grande preocupação com o fechamento do atendimento psiquiátrico do Hospital Galba Velloso (HGV), da Rede Fhemig. O hospital, desde 1961, é referência no atendimento de pacientes com doenças mentais, especialmente com a incidência delas no momento atual de pandemia e de seus impactos negativos.

A justificativa apresentada para o fechamento do atendimento psiquiátrico da unidade foi o revocacionamento do Galba Velloso, devido à necessidade de direcionamento dos atendimentos dos casos suspeitos de COVID-19 para as unidades referenciadas, e norteado pelo Plano de Capacidade Plena Hospitalar (PCPH) em urgência de pandemia.

Essa justificativa, entretanto, não se sustenta, tendo em vista que o hospital possui capacidade operacional para 119 pacientes internados e 130 leitos registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).   O hospital é referência no SUS-MG em tratamento médico psiquiátrico especializado –  com equipe multiprofissional qualificada e diferenciada – sob regime hospitalar de quadros clínicos psiquiátricos agudos e graves para a população de todos os municípios do Estado, particularmente a população economicamente mais carente e necessitada.

Nesse sentido, o CRM-MG vem a público protestar quanto à manutenção do  fechamento do Hospital Galba Velloso e demonstrar sua inquietude com relação ao retrocesso na qualidade do atendimento à saúde mental da população, encaminhando esta manifestação ao Ministério Público e Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, e às Comissões de Saúde da Assembleia Legislativa e Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais

Belo Horizonte, 19 de novembro de 2020.