Para compreender o impacto da pandemia de COVID-19 no trabalho dos médicos brasileiros, o Conselho Federal de Medicina (CFM) está realizando pesquisa dedicada ao tema. Milhares de médicos inscritos nos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) foram aleatoriamente selecionados para participar. Eles receberão por e-mail o convite para participar do estudo. Caso aceitem terão acesso a uma plataforma online e responderão a um questionário com 12 perguntas.

As questões abordam aspectos como: relacionamento com pacientes, volume de atendimentos, impactos econômicos e uso da telemedicina, dentre outros. Num primeiro momento, serão abordados 25 mil médicos. Na seleção, foram levados em conta aspectos como local de residência, idade, sexo e título de especialista, ou não.

O questionário é de múltipla escolha e não leva mais do que dez minutos para ser respondido. Os dados serão tratados com total sigilo e anonimato, ficando sob a guarda do CFM. Mesmo após responder o questionário, o médico pode pedir para ser excluído. Basta encaminhar um e-mail para pesquisas@portalmedico.org.br.

Ao fim da pesquisa, os participantes receberão uma síntese dos resultados. O CFM utilizará as informações para definir estratégias para valorização da medicina e qualificação da assistência.

Para mais informações clique aqui.