Representantes das entidades médicas, médicos, estudantes de medicina, enfermeiros, assistentes sociais, parentes de pessoas com transtorno mental, participaram no sábado, 11,  da Caminhada Setembro Amarelo.  A caminhada que teve como  objetivo alertar para a importância dos cuidados com a  saúde mental na prevenção do suicídio,  seguiu do Mineirão à Igrejinha da Pampulha. Os manifestantes vestiram camisas e máscaras amarelas em alusão ao Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio iniciada em 2015 .

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é responsável pela perda de 800 mil vidas por ano, em todo o mundo. Humberto Correa presidente da Associação Mineira de Psiquiatria, AMP, explica que as taxas de suicídio têm caído no mundo, mas que no Brasil aumentaram 40%. O motivo, segundo ele,  é a assistência de má qualidade à saúde mental.

A presidente do CRM-MG, Cibele Alves Carvalho,  também chama a atenção para a importância da qualidade na assistência em saúde mental, lembra o fechamento do Galba Velloso em plena pandemia e ressalta que agora já se fala em fechamento também do Hospital Raul Soares. Ela destaca que, junto aos Centros de Referência em Saúde Mental (CERSAMS) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), para a assistência ao paciente em tratamento ambulatorial ou em tratamento voluntário, é necessária a disponibilidade de leitos psiquiátricos para internação quando necessário “não se pode impedir que um paciente que precisa de um leito hospitalar de qualidade,  para que ele tenha segurança em relação a ele mesmo e à família, seja lesado nesse direito”

A caminhada Setembro Amarelo fez parte das atividades do Mês Mundial de Prevenção ao Suicídio e  foi uma parceria entre a Academia Mineira de Medicina, a Associação Médica de Minas Gerais, a Associação Mineira de Psiquiatria, o Conselho Regional de Enfermagem do Estado de Minas Gerais, o Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, o Movimento Renova Galba, a Comissão de Saúde Mental da OAB-MG e o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais.