O Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais (CRM-MG) vai realizar o Simpósio Assistência às Vítimas de Violência Sexual, na quarta-feira, 24 de maio de 2023, das 19h30 às 22h30, em sua sede, na Rua dos Timbiras,1.200, bairro Boa Viagem, em Belo Horizonte. O evento presencial é restrito a médicos registrados no CRM-MG, mas haverá transmissão simultânea no YouTube.

No dia a dia, tem sido muito comum, nos hospitais e consultórios médicos, o atendimento a vítimas de violência sexual. “O objetivo do evento é orientar os profissionais médicos sobre a maneira adequada de atendimento a vítimas de violência sexual. Muitas vezes, o profissional se vê diante desses pacientes, desconhece a legislação e mesmo o protocolo de atendimento”, enfatiza o 1º vice-presidente do CRM-MG e coordenador do evento, conselheiro Victor Hugo de Melo.

O simpósio será dividido em cinco palestras. O tema “Protocolo de atendimento às vítimas de violência sexual” será apresentado pela médica Elisa da Cunha Teixeira. Em seguida, haverá a palestra “Atendimento às mulheres vítimas de violência sexual”, proferida médica Maria Flávia Furst Giesbrecht Gomes Brandão e, na sequência, a palestra “Atendimento às crianças vítimas de violência sexual, com a pediatra Cristiani Regina dos Santos de Faria, todas integrantes da Seção de Sexologia Forense da Polícia Civil de Minas Gerais.

Prosseguindo o evento, haverá apresentação da palestra “Gestão do atendimento às vítimas de violência sexual”, proferida pela especialista em políticas e gestão de saúde Laura Rayne Miranda Mol, da Coordenação Materno-infantil da Secretaria de Saúde de Minas Gerais.  A palestra de encerramento terá como tema “Aspectos Jurídicos do Atendimento às Vítimas de Violência Sexual” e será ministrada pela delegada da Polícia Civil de Minas Gerais, Renata Ribeiro Fagundes.

Confira abaixo a programação:

Simpósio: Assistência às vítimas da violência sexual em MG

24 de maio de 2023 – Quarta-feira – 19h30 às 22h30

19h30: Abertura
Ivana Raimunda de Menezes Melo (Presidente do CRM-MG)
Thales Bittencourt de Barcellos (Superintendente de Polícia Técnico-científica da Polícia Civil de MG)
Victor Hugo de Melo (Coordenador do Simpósio)

19h45 – Protocolo de atendimento às vítimas de violência sexual
Elisa da Cunha Teixeira (Seção de Sexologia Forense da Polícia Civil de Minas Gerais)

20h05 – Atendimento às mulheres vítimas de violência sexual
Maria Flávia Furst G. Gomes Brandão (Seção de Sexologia Forense da Polícia Civil de Minas Gerais)

20h25 – Atendimento às crianças vítimas de violência sexual
Cristiani Regina dos Santos de Faria (Seção de Sexologia Forense da Polícia Civil de Minas Gerais)

20h45 – Discussão

21h20 – Gestão do atendimento às vítimas de violência sexual
Laura Rayne Miranda Mol (Referência Técnica da Coordenação Materno-infantil – SES/MG)

21h40 – Aspectos jurídicos do atendimento às vítimas de violência sexual
Renata Ribeiro Fagundes (Delegada –  Divisão Especializada em Atendimento à Mulher, ao Idoso e à Pessoa com Deficiência e Vítimas de Intolerância (Demid))

22h – Discussão

22h30 – Encerramento

Faça sua inscrição. Clique aqui.