CRM-MG e AMP apoiam médicos contra a COVID-19.
O Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais (CRM-MG) preocupado também com o bem-estar mental dos médicos mineiros, em especial daqueles que estão na frente de batalha contra a COVID-19, compartilha a possibilidade de proporcionar alívio para o estresse e o sofrimento, naturais deste momento.

Algumas pessoas sentem, mais do que outras, os fatores ambientais que predispõem ao processo de estresse, que pode levar à apatia, fadiga, ansiedade, angústia, medo e frustração.

O medo da própria morte e dos entes queridos constitui um dos fatores mais contundentes enfrentado pelo ser humano: provoca desespero, produzindo um desconforto generalizado que, progressivamente, altera o comportamento, a cognição, as emoções e os conflitos daqueles que estão envolvidos diretamente com o perigo.

A fadiga é responsável pelo aumento da ansiedade, da angustia e do medo, pela fraqueza que nos invade e pela frustração de estar longe de entes queridos sem poder abraçá-los.  A tristeza de estar num ambiente com frequentes nuances de morte prejudica a concentração, e a capacidade física o que leva, muitas vezes, à perda do interesse e da motivação para o trabalho.  Os colegas que estão na linha de frente no combate à pandemia podem vir a sofrer a Síndrome de Burnout.

Na Medicina o estresse é “uma relação particular entre o médico, seu ambiente e as circunstâncias às quais ele está submetido, e que é avaliado por ele mesmo como uma ameaça ou algo que exige dele mais do que as suas próprias habilidades ou recursos podem oferecer”. O CRM-MG, compreendendo que isto pode colocar em perigo o bem-estar dos médicos, providenciou os recursos necessários e adequados para aliviar a sobrecarga dos colegas, com atendimento sigiloso e humanizado.

O Conselho sabe que médicos têm muita dificuldade em buscar ajuda, mas está atento especialmente à saúde mental daqueles que estão na linha de frente no combate à COVID-19. Por isso, juntamente com a Associação Mineira de Psiquiatria, elaborou um sistema de emergência para acolhimento e assistência daqueles que sentirem necessidade de apoio neste momento. Psiquiatras se voluntariaram e estão a postos para auxiliar no alívio do sofrimento dos colegas que têm colocado a própria vida em risco em defesa da vida do próximo.

Clique aqui para solicitar sua consulta

Clique aqui para ver as orientações que auxiliam na manutenção do equilíbrio mental

Notícia adicionada por: Edson Braz