O Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) lançam edital para seleção de candidatos médicos às vagas do Programa de Doutoramento em Bioética, período letivo de 2022/2023.

São 25 vagas, sendo 5% delas destinadas a pessoas com necessidades especiais. Podem se inscrever candidatos com diploma de Medicina reconhecido pelo Ministério da Educação, registrado no Conselho Regional de Medicina e residente no Brasil.

O curso tem a duração de três anos. O primeiro ano letivo é realizado de forma presencial por meio de cinco módulos de aulas, sendo um módulo de 15 dias na sede da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em Porto (Portugal) e os demais na sede do CFM, em Brasília-DF (cronograma a definir).

O segundo e o terceiro ano são destinados ao desenvolvimento de teses e produção de artigos. A defesa da tese ocorrerá na Universidade do Porto. Para obtenção do grau, o programa exige que o estudante frequente 75% das aulas de cada módulo de aulas presenciais, submeta-se às provas aplicadas e elabore dois artigos com publicação em revista indexada na base de dados ISI (Institute for Scientific Information).

Para participar, o interessado deve enviar ficha de inscrição, currículo lattes atualizado e uma monografia relacionada à Bioética, até o dia 2 de janeiro de 2022, para o e-mail doutoradobioetica@portalmedico.org.br.

As etapas do processo seletivo incluem a avaliação de monografia relacionada à Bioética e análise do currículo lattes.
O resultado da avaliação pela Comissão de Seleção do Doutorado do CFM será divulgado em 18 de janeiro e todas as etapas da seleção serão disponíveis no site doutorado.cfm.org.br.

As regras estão definidas no edital nº 2 – 2021 do Programa Doutoral em Bioética. Clique aqui para acessar.