Destaques Administrativos

28/04/2017 – 17:02  —  Fonte: CRMMG

Veja o que ocorreu no Fórum para Elaboração do CEEM

Clique aqui é veja as fotos do eventos.

O 1º Fórum Mineiro para Elaboração do Código de Ética do Estudante de Medicina foi realizado nos dias 3 e 4 de março no auditório da sede do CRMMG.  O encontro reuniu conselheiros, dirigentes de entidades, professores, coordenadores de cursos de Medicina, representantes estudantis e principalmente acadêmicos.

O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Dr. Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, o presidente do CRMMG, Dr. Fábio Augusto de Castro Guerra, o conselheiro do CRMMG Victor Hugo de Melo, o vice-presidente da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Dr. Gabriel de Almeida Silva Júnior; o presidente do Sinmed-MG, Dr. Fernando Luiz de Mendonça, e os acadêmicos Bruno Jhonatan Lima, vice-presidente da Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Medicina (ABLAM), Filipe Naback, presidente da Sociedade de Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais (SAAMG) e Vinícius Santos Rodrigues,  representante da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM) compuseram a mesa diretora do evento.

Dr. Carlos Vital Tavares Corrêa Lima fez a abertura do encontro. "As entidades médicas foram facilitadoras deste evento, mas a deliberação, o condão, o poder de decisão daquilo que vai ser instituído como uma norma serão dos estudantes. Só um código construído pelos próprios estudantes certamente vai ter o potencial de modificar ou contribuir para preparação dos egressos  para manutenção de uma postura ética e de compromisso vocacional durante a sua prática profissional."

O presidente do CRMMG, Dr. Fábio Augusto de Castro Guerra, explicou que o objetivo do evento é estimular a reflexão e o debate construtivo de um Código de Ética do Estudante de Medicina que possa reproduzir a realidade e os anseios dos futuros e próximos colegas. "A nossa intenção é estimular a proposição de questões que possam ser analisadas pela Coordenação Nacional para Elaboração do Código de Ética do Estudante de Medicina. Por isso, é possível que muitas propostas aqui apresentadas sejam acolhidas e incorporadas ao documento final", disse o dirigente.

Durante o evento, foram realizadas oficinas sobre temas de fundamental importância para o exercício profissional, como a relação do estudante com a instituição, as relações interpessoais, as relações dos estudantes com seus estudos/formação, com a sociedade e com outros profissionais da área da saúde.

O presidente do CRMMG disse que atualmente Minas Gerais possui 45 escolas de Medicina das 271 existentes no País (outras 37 já estão autorizadas pelo governo federal e devem ser implantadas nos próximos anos em várias regiões do Brasil).  "Estava prevista a formatura de 3.837 médicos em nossas escolas. O nosso CRMMG é o terceiro com mais médicos registrados (50.634, até 3 de março de 2017). Rio de Janeiro é o segundo estado com número maior de médicos e São Paulo é o primeiro. São estatísticas que justificam, em grande parte, a realização deste grandioso evento em nosso Estado."

Dizendo que o CRMMG está sempre atento e preocupado com a formação dos futuros colegas, Dr. Fábio Guerra alertou para a criação da Comissão do Médico Jovem, que visa contribuir para que muitas outras questões envolvendo o exercício profissional qualificado possam ser discutidas e colocadas em prática

Organizador do Fórum e coordenador da Comissão Mineira para Elaboração do Código de Ética do Estudante de Medicina, o conselheiro do CRMMG, Victor Hugo de Melo, destacou a grande presença de estudantes no evento, que perfizeram 82,30% dos 113 inscritos. "Desde novembro de 2016, estamos fazendo reuniões da Comissão Mineira e a ideia do fórum surgiu porque sentimos a necessidade de aprofundar o debate de várias questões relevantes."

Coordenador também da Comissão de Integração com Faculdades de Medicina e Residências Médicas do CRMMG, Dr. Victor Hugo de Melo fez alusão a um encontro realizado no CRMMG,  em 29 e 30 de maio de 2015 com coordenadores dos cursos de medicina do Estado de Minas Gerais. "Eu confesso que foi muito decepcionante constatar que a maioria das escolas tratam a ética de forma muito pontual. Uma ou outra escola tem no máximo dois períodos e isso vem de encontro com as diretrizes curriculares de 2014. Há um evidente descompasso entre o que propõe as diretrizes e o que está sendo realizado na prática. As diretrizes contemplam em vários capítulos a necessidade de uma substanciosa formação ética."

Confira abaixo as aulas do curso.

1º Fórum CEEM - Apresentação CFM    Download

1º Fórum CEEM - ABLAM    Download