18/10/2019 – 13:10  —  Fonte: PBH

Prefeitura promove ações para alertar sobre a sífilis

17/10/2019 | 20:36 | atualizado em 18/10/2019 | 08:52

De 18 a 25 de outubro, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove ações para alertar a população sobre a importância de se ter um diagnóstico precoce da sífilis, tanto adquirida quanto congênita. A ação também vai abordar questões como tratamento e prevenção.

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível e pode ser transmitida também da mãe para o bebê durante a gestação ou parto. O uso do preservativo é ainda a maneira mais segura de se evitar a transmissão sexual.

Em Belo Horizonte, a Prefeitura distribui, mensalmente, nas unidades de saúde, cerca de 700 mil preservativos. Os exames e teste rápidos para diagnóstico da sífilis estão disponíveis nos 152 Centros de Saúde e também nos dois Centros de Testagem e Aconselhamento da capital: um no bairro Sagrada Família (rua Joaquim Felício, 141) e outro no Centro (rua Saturnino de Brito, 17 - 3º andar). A doença tem cura e o tratamento é ofertado nas unidades de saúde da capital.

Quanto mais precoce forem o diagnóstico e o início do tratamento, menores as possibilidades de adoecimento e de transmissão da doença para outras pessoas, especialmente durante a gestação.

Cronograma de ações

·         18 de outubro, das 11h às 14h

Distribuição de informativos e preservativos para usuários dos Restaurantes Populares de Belo Horizonte.

·         21 a 25 de outubro, das 8h às 17h

Intensificação da oferta de teste rápido nos Centros de Testagem e Unidades de Referência.

- Rua Saturnino de Brito, 17 - Centro /3º andar

- Rua Joaquim Felício, 141 - Sagrada Família

- Rua Paraíba, 890 - Funcionários

- Alameda Vereador Álvaro Celso, 241 - Santa Efigênia

·         23 de outubro, às 9h30

Ação de mobilização na estação Central do Metrô.

·         24 de outubro, às 9h

Ação de mobilização próximo à Rodoviária e do Centro de Testagem e Aconselhamento UAI (rua Saturnino de Brito, 17 - Centro /3º andar).