18/10/2019 – 13:13  —  Fonte: PBH

PBH abre CSs neste sábado para vacinação contra sarampo

Crédito: PBH

16/10/2019 | 20:34 | atualizado em 17/10/2019 | 09:03

Todos os 152 Centros de Saúde de Belo Horizonte estarão abertos das 8h às 17h no sábado, dia 19 de outubro, para vacinar crianças de seis meses a menores de cinco anos contra o sarampo. A vacinação será exclusivamente para este público. É importante que responsáveis levem o cartão de vacinação da criança.

Devido ao surto da doença no País, desde agosto as crianças de seis a 11 meses também estão sendo imunizadas com a dose zero. Para esta faixa etária, o esquema vacinal é formado por três doses. Em Belo Horizonte, cerca de 8 mil crianças já receberam a dose zero contra o sarampo, o que corresponde a 88% de cobertura vacinal. Entre as de um ano, já foram vacinadas cerca de 18 mil, 90,8% de cobertura vacinal. E entre a faixa etária de dois a quatro anos, cerca de 73 mil já receberam a dose da vacina, o que corresponde a 91,5% de cobertura vacinal. O Ministério da Saúde define como meta de vacinação, a cobertura vacinal de 95% do público-alvo.

Para a proteção contra a doença são necessárias duas doses da vacina para pessoas até 29 anos e uma dose para quem tem de 30 a 49 anos. Para as crianças, a primeira dose é dada aos 12 meses e a segunda aos 15 meses.

A transmissão do sarampo ocorre por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Os sintomas da doença são febre alta, conjuntivite, tosse e manchas vermelha no corpo. Quem apresentar alguns dos sintomas deve procurar imediatamente um serviço de saúde.