28/06/2018 – 17:53  —  Fonte: CRM-MG

Hospital das Clínicas oferecerá pré-natal masculino em BH

portal@hojeemdia.com.br

Com o objetivo de promover um sistema de prevenção mais completo para a saúde dos bebês, o Hospital das Clínicas da UFMG (HC-UFMG) passa a oferecer de forma inédita em Belo Horizonte pré-natal masculino. Com a série de exames, os médicos conseguem detectar doenças precocemente e ajudar na promoção da saúde do bebê a curto e a longo prazo.

O método já é uma estratégia praticada desde 2011 pelo Ministério da Saúde para estimular a população masculina a realizar exames de sangue preventivos durante a gravidez da parceira, como tais como glicemia e colesterol, sorologias diversas e avaliação de peso, dentre outros. Eles também são orientados em relação a aspectos gerais da gravidez e do cuidado com o recém-nascido, deixando de ser apenas acompanhantes para se tornar participantes ativos de todos os momentos da gestação.

"O objetivo é atender o típico homem brasileiro: aquele que é saudável e não tem tempo para ir ao Centro de Saúde. Queremos utilizar o momento em que ele se organiza para acompanhar a esposa ou namorada e melhorar a sua saúde", afirmou a coordenadora do Ambulatório de Obstetrícia do HC-UFMG e professora da Faculdade de Medicina da UFMG, Regina Amélia Aguiar, que é quem está à frente do projeto.

A médica ainda completou que os pacientes com doenças detectadas serão encaminhados para tratamento nas unidades de Atenção Básica. Um exemplo citado para ressaltar a importância do pré-natal é a detecção precoce da sífilis. Se um homem infectado tem relações sexuais desprotegidas com a gestante, pode transmitir a doença à parceira, que passa para a criança durante o parto ou mesmo a gestação, o que pode levar a consequências graves como aborto espontâneo, parto prematuro, má formação do feto, surdez, cegueira, entre outros.

Como participar

O homem interessado em realizar os exames não precisa agendar atendimento. Basta que a companheira seja paciente do HC-UFMG e esteja realizando seu pré-natal na instituição.