08/09/2015 – 15:48  —  Fonte: Hoje em Dia

Começa nesta terça-feira 2ª etapa de vacinação contra o HPV

Começa nesta terça-feira (8/9), em Belo Horizonte, a segunda etapa de vacinação contra o HPV, que previne o câncer de colo de útero. A dose deve ser tomada após seis meses da primeira, ocorrida entre 3 e 31 de março.

A meta, agora, é vacinar 48.480 meninas, de 9 a 11 anos, o correspondente a 80% da população do público-alvo. As meninas dessa faixa de idade que ainda não tomaram a primeira dose podem se vacinar. Nesse caso, tomam a primeira dose agora e a segunda daqui a seis meses.

A vacina é aplicada nos 147 centros de saúde da capital. É necessário apresentar documento de identidade e o cartão de vacinação.

Mulheres de 14 a 26 anos portadoras de HIV/Aids também poderão receber a vacina. É importante ressaltar a segurança da vacina e que efeitos colaterais são leves e pouco frequentes.

Em 2014, o Ministério da Saúde iniciou a implantação da vacina HPV no Calendário Nacional de Vacinação com a introdução da vacina quadrivalente contra o papilomavírus humano (HPV) nos SUS.

Essa implantação é realizada de forma gradativa, contemplando faixas etárias específicas a cada ano. Em 2014 foram as adolescentes de 11 a 13 anos.

Em 2015, está sendo feita a vacinação nas meninas de 9 a 11 anos. De 2016 em diante serão as meninas de 9 anos de idade.

*Com PBH