04/09/2013 – 15:24  —  Fonte: CRMMG

Nota de esclarecimento

O presidente do CRMMG, João Batista Gomes Soares, esclarece que sua declaração ao Jornal Estado de Minas "Vou orientar meus médicos a não socorrerem erros dos colegas cubanos" foi mal interpretada. De maneira alguma os médicos devem negar atendimento a uma pessoa que necessite de cuidados médicos.

Um médico, ao receber um paciente, passa a ser corresponsabilizado pelo que ocorrer com ele, ou seja, o médico deve sim prestar atendimento, mas não assumir erros de médicos sem registro ou participar de qualquer procedimento médico-cirurgico com os mesmos.

Outra questão é em relação a ser tutor de um médico sem registro. O médico também pode ser responsabilizado eticamente no caso de o profissional estrangeiro sem registro cometer algum erro.  O CRMMG orienta aos médicos que não desempenhem essa função.

Notícia adicionada por: Nívia Rodrigues